Resolvi parar por um tempo, voltei para São Paulo, e fui correr no outro dia na academia, fiz um treino forte (Loucura, eu sei!), 4km num ritmo de 4'30"/km, sem estar treinando por um bom tempo, com canelite.
Fiquei sem treinar um pouco denovo, e fui fazer a prova Oral-B, com 7km, que era no dia 27/01, e dia 26/01 foi aniversário da minha irmã, teve festa, bebi um pouco, comi besteira, e fui no boliche de madrugada, cheguei 5h da manha em casa, no dia 27, tomei banho e fui pra prova. Chegando lá, ganhei a inscrição faltando 5min pra largada, fui trotando pra largada, coisa de 300m daonde estava, me posicionei e larguei sem aquecimento, sem nada, fechei a prova em 32'12", num pace de 4'36"/km, achei ótimo, sem treinar, com a canela doendo, cheio de dores.
O teimoso aqui, tomou remedio a semana toda e a dor não passou, e como tinha a Tribuna FM em Santos, a prova mais esperada até então, fui embora pra Santos, morrendo de dor no joelho. No caminho, com o joelho parado, latejava de dor. Nem consegui aquecer de tanta dor. Deu a Largada e fui, deu 250m marcados no relógio falei pro Douglas ir na frente, que não aguentaria, deu uma parada, alonguei e fui correndo todo torto para compensar a dor. Estava fazendo ritmos acima de 6'20"/km, mas chegou num certo momento em que não senti mais a dor e começei a correr mais forte, fazendo um split negativo e calculando, estava pra fechar em 1h05min, depois estava pra fechar em 1h03min, depois estava pra fechar em 1h01min, ai a meta era fechar abaixo da 1h, deu um tiro no final e consegui fechar a prova em 59'45", o engraçado foi correr forte no final, correndo torto, pisando sem dobrar o joelho. Terminei a prova fiz alongamentos, gelo, deu caimbrãs, e fiquei no litoral para um churrasco na casa do Diegão.
Começei a fazer as fisioterapias, em uma Clínica de Reabilitação no Esporte, onde os fisioterapeutas são os da Seleção Brasileira de Handbol, feminino e masculino. Eles falavam que eu poderia dar uma trotada, mas por medo e por sentir que não estava 100%, resolvi adiar por 2 semanas esse trote. Quanto voltei, não senti dores, só um encomodo leve, que eles disseram que seria normal sentir, fiz 14 sessões e parei de ir, pois só estava fazendo fortalecimento, e poderia fazer na academia, porém, parei com os fortalecimentos e só estava correndo.
Começei a ver que estava fazendo uma grande besteira. Além de forçar demais o joelho, estava fazendo as provas sem curtir, sem treinar. Eu estava dentro da meta ainda, mas começou a diminuir essa folga que eu tinha, teria que continuar fazendo uma média de somente 190 pontos, nas próximas 4 provas, mas como foi adiada, teria fazer 253 pontos em cada. Poderia conseguir, mas seria loucura, e quase impossivel, alem de ser prejudicial ao joelho e a possiveis novas lesões. Resolvi vender minhas inscrições, vendi a Reebok Christmas, Track & Field, Adidas e Shalom. Optei por vender, pois depois da Samsung, fiquei até quinta feira com o joelho doendo muito, andando de uma forma dura, não conseguiria correr sem dor nas proximas provas. Portanto, assumi o 2º lugar, com 6 provas competitivas e outras 4 provas que fiz que eram pra ser descartadas. A São Silvestre não vendi, tinha feito um acordo com o Sergin, iria vender pra ele, mas como resolvi tentar o ranking, ficou nessa de vendo não vendo, e disse que se não fosse correr, daria pra ele a inscrição. E acho que não vou correr mesmo, só estarei lá no meio com meus amigos, no ultimo dia do ano, em mais uma festa.
Pensei também no ano de 2009, pensei em fazer um tratamento adequado e fazer as provas, sem dores. O ano foi difícil, perdemos nosso amigo Bruno Biachin, o Foguinho, me lesionei, fiquei muito tempo parado, muito tempo sem treinar, corri muito pouco, mas conheci muita gente nova, fiz novas amizades, consegui o 2º lugar no ranking, mesmo com tudo isso de ruim. Não tenho que reclamar da vida, só tenho a agradecer a Deus por tudo. Tenho certeza de que as coisas não acontecem por acaso. Portanto, irei descansar, tratar meu joelho para 2009 ser um ano melhor que 2008!